Método VAGANOVA
aganova Ballet – Método Vaganova de Ballet
O método Vaganova é uma das principais técnicas de formação de balé clássico. O método Vaganova foi obtido a partir dos métodos de ensino dos instrutores da Escola de Ballet Imperial da Rússia Soviética.
Características da Vaganova
O método Vaganova do ballet clássico incentiva a dançar com o corpo inteiro. Bailarinos formados pelo método Vaganova, provavelmente, têm saltos altos e poderosos, auxiliado pelo uso dos braços. Muitos movimentos dos bailarinos a técnica Vaganova exige a permanecer no ar por tanto tempo quanto possível para dar-lhes a ilusão de flutuar no ar, o que exige uma grande flexibilidade e extensão.
A técnica Vaganova incentiva dançarinos para mover seus braços, pernas e tronco juntos em perfeita harmonia. Um tronco forte é uma necessidade para o método Vaganova, como o tronco forma a base de todos os movimentos.
Ao contrário de outros métodos de ballet, o método Vaganova incentiva movimentos de mão. As mãos devem ser realizadas distintamente, com o polegar mantido próximo ao dedo médio e o indicador e dedo anelar ligeiramente levantados.
O método Vaganova é evidente na técnica de Mikhail Baryshnikov, um dos maiores bailarinos de ballet do século 20. Baryshnikov é bem conhecido pelo seus saltos extremamente altos e praticamente sem esforço.
Agrippina Vaganova
O método Vaganova Ballet foi desenvolvido por Agrippina Vaganova, graduada do St. Petersburg Ballet Imperial da escola. Depois de deixar o palco, Vaganova começou a ensinar e desenvolver o sistema de ensino que se tornaria conhecido como o método Vaganova.
Os princípios Básicos do Ballet Clássico foi publicado em 1934.
Como professora, Vaganova incentivou os alunos de ballet a aprender a corrigir seus próprios erros e aprender com suas falhas. Durante suas aulas, ela levava tempo para explicar cada exercício, descrevendo a forma correta, bem como a finalidade do exercício. Seus alunos muitas vezes criavam novas combinações de forma independente com os passos que tinha aprendido durante as aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário